João Soares Neto tem formação em direito e administração. Participou de seminários e cursos no campo de administração com destaque para os realizados na Harvard University - Life and Institutions in the United States e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.

Integra a Associação Cearense de Imprensa (ex-Conselheiro), a Ordem dos Advogados do Brasil-Ce (ex-Conselheiro); o Conselho Regional de Administração (como Administrador Notável e Administrador- Referência); a Academia Fortalezense de Letras(ex- Presidente); a Associação Brasileira de Bibliófilos(Secretário); a Associação Universitária Interamericana(SP), onde é membro nato; Instituto Fórum de Líderes Brasileiros (SP), como membro permanente; Associação Brasileira de Shopping Centers(Conselheiro), Sociedade Consular do Ceará (Presidente), Escola de Formação de Governantes do Ceará(Vice- Presidente) e do Anuário Literário do Ceará(Conselho Consultivo). É Cônsul Honorário do México no Ceará, desde 2000.

É autor, entre outros, dos seguintes livros: Sobre a Vida e o Amor, Sobre Todas as Coisas, Microcontos, Sobre a Gênese e o Caos, Conversas de Domingo, Gente que Conta e Família, Razão Primeira. É, há muitos anos, cronista dominical do jornal Diário do Nordeste. Escreve semanalmente - sexta-feira - no Jornal O Estado. Tem crônicas, contos e artigos publicados no www.amigosdolivro.com.br, www.maranguape.blog.br, www.cartamaior.com.br, www.joaosoaresneto.com.br., nas revistas Literatura - Revista do Escritor Brasileiro, Literapia, Contemporânea, Fale. Participou de várias antologias e das Bienais Internacionais do Livro do CE, em 2008-2010, como debatedor, e, como observador, da Flip -Feira Literária de Paraty, RJ, 2009.