O GRANDE BRASIL – Diário do Nordeste

Você sabe quantos Estados o Brasil possui? Lembra-­se dos nomes deles: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. E o Distrito Federal e o caos. O menor é Sergipe. O maior é Amazonas.
Em São Paulo, mora 1/5 da população brasileira e Roraima tem a menor densidade demográfica. Há muitos rios Brasil afora. Lembra? Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Xingu, Tapajós, Parnaíba, Guaporé, São Francisco, Paraná, Paranapanema, Tocantins e Uruguai.
O Jaguaribe é maior rio seco do mundo. Essas informações constam da nossa educação básica. Mas estará você atento para a magnitude do nosso país? Sabe que ele confronta com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina? Este país com tantas riquezas naturais vê a linha imaginária do Equador passar em Macapá e nos lembrar de que o Trópico de Capricórnio fica entre o Rio de Janeiro e São Paulo. É um mundo, banhado pelo Atlântico Sul. Que importam essas informações? Importam, sim.
Não há como destruir a força indômita deste povo mesclado por negros, brancos, índios e a caudal de imigrantes que foram nos dando novas tonalidades com árabes, judeus, asiáticos e outras raças. Neste junho, quando nuvens densas da política nos rondam, basta, de verdade, olhar o horizonte e o firmamento para acreditar no futuro. Nada nos abalará. Acredite.

João Soares Neto
Escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 18/06/2016.

Sem categoria