“O raciocínio lógico leva você de A para B. A imaginação leva você a qualquer paragem”. Albert Einstein
Domingo passado, o Shopping Benfica completou 17 anos de funcionamento. Antes disso, foram quatro anos de projetos, obras, contratações e acabamentos. Vivemos, portanto, o Sonho Benfica há 21 anos.
A inauguração foi na manhã de sábado, 30.10.1999, sem contar com o apoio de nenhum órgão público. Nas paredes viam-se 80 obras de arte, uma camerata tocava. Tínhamos a presença de dona Margarida, a matriarca da família, que completava 80 anos naquele dia. Estávamos cercados de familiares, lojistas visionários, amigos e colegas.
A bênção, o coquetel e a consciência de que ali começava uma tarefa dura, cheia de adversidades, mas plena de esperança e arrojo. A arte e a cultura estavam ao nosso lado. Portas abertas, os clientes entravam extasiados com a musicalidade e a arte visualizada. Comprar era e é apenas um detalhe.
Vieram mais dificuldades nestes anos todos. Somos da terra, somos simples, o poder público nos cobra. Multam até o nosso nome por ser “propaganda externa”. Não o é. É mera informação. Deveríamos não ter placas?
Cedemos ao Metrofor parte do nosso terreno para a hoje Estação Benfica. Recebemos fiscalizações e pagamos impostos, sem isenções. Convidamos e acolhemos instituições públicas que, como nós, atuam nas áreas de saúde, cultura, artesanato, mobilidade urbana e bem-estar social. Trabalhamos juntos o ano inteiro, todos os anos.
Hoje, agradecemos a todos os que participaram e compartilham desta missão a que nos impusemos. O povo nos deu crédito. Temos clientes de todas as áreas de Fortaleza. Estamos realizando agora uma Festa Literária. Na próxima semana poderá ser vista bela exposição de fotos com idosas, moradoras de abrigos. Nessa mostra elas estão lindas, sorriem, apesar dos abandonos, das adversidades e do tempo.
Obrigado a cada um pela ajuda. Mesmo os que já não estão mais aqui. Que Deus nos abençoe e faça do Shopping Benfica instrumento do bem comum a que se propôs. Ser um shopping comprometido com os seus clientes, com a comunidade, difundindo arte, cultura, responsabilidade social, prestação de serviços e esclarecimentos sobre saúde. cultura. Não é fácil. É prazeroso. Tentam nos estresir. A diferença é “anima e cuore”.
João Soares Neto,
escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO EM 04/11/2016.

