CONVERSA OBJETIVA – Diário do Nordeste

A Sociedade Consular do Ceará reuniu-se terça passada com o governador Camilo Santana, na presença de Élcio Batista, chefe de Gabinete. Reunião objetiva, sem salamaleques. A função dos cônsules honorários não se limita a participar de ou realizar convescotes.
A função é aproximar relações comerciais, culturais e de artes dos países representados com os governos e as entidades locais.
Sob a presidência de Ednilton Soárez, cônsul da Dinamarca, compareceram os representantes da Alemanha (Dieter Gerding), Áustria (Reinhilde Elfriede), Belize (Airton Teixeira), França (Fernanda Jensen), Hungria (Janus Fuzeci, pai e filho, e Zsofia Sales), México (João Soares), Portugal (Francisco Brandão), República Tcheca (Raimundo Viana) e Uruguai (José M. Zanocchi).
Cada um dos presentes fez ponderações e sugestões, destacando-se o convite de Portugal para uma visita oficial àquele país do governador.
Discutiu-se a baixa utilização do Porto do Mucuripe na captação de transatlânticos que, no inverno europeu, fazem cruzeiros no verão brasileiro.
O Ceará não está bem inserido nessas rotas. Aventou-se convidar o empresário mexicano Carlos Slim para conhecer e investir no Ceará. Slim é um dos mais consolidados empreendedores mundiais, sendo, no Brasil, controlador da antiga Embratel, entre outros.
Os cônsules aguardam a indicação do novo assessor de Assuntos Internacionais e maior aproximação com as Secretarias de Turismo do Estado e de Fortaleza para, juntos, interagir e gerar oportunidades de negócios para o Ceará.

João Soares Neto,
Escritor e cônsul honorário do México
CRÔNICA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 15/02/2015

Sem categoria