OS BRICS E O CEARÁ – Diário do Nordeste

Representantes do governo brasileiro e embaixadores dos outros BRICS- Rússia, Índia, China e África do Sul- estiveram reunidos na Universidade de Fortaleza, terça passada, para reunião preliminar ao Encontro dos presidentes dos citados países que acontecerá em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho próximo. Esse evento justifica, por si só, o planejamento e a implantação do Centro de Eventos do Ceará, palco definido para receber os dignitários e membros das comitivas que incluem de diplomatas a empresários internacionais.
Quando presidente da Sociedade Consular do Ceará, em audiência com o governador Cid Gomes, solicitei a indicação do Assessor para Assuntos Internacionais. Ele optou pelo advogado Hélio Leitão, que tem procurado dar sentido ao seu trabalho. Ano passado, compartilhei sugestões em reunião com representantes do Ministério das Relações Exteriores- Itamaraty para o evento dos BRICS.
Pude constatar a complexidade das tarefas que, entre outras, envolve esquema de segurança especial. Aprovaram o Centro de Eventos, mas fizeram ponderações de outras naturezas.
Esse batismo do Centro de Eventos deverá servir como referência para que outros encontros internacionais aconteçam e coloquem o Ceará na rede mundial de feiras e eventos para discussões de negócios, de indústrias, de artes e cultura e até de entretenimentos, nessa ordem.
É tempo de aliar à cabeça festiva do cearense a desejáveis concertos multilaterais que mostrem antes a nossa inteligência e a carência de parcerias claras e condignas para a superação de nossas limitações estruturais.

João Soares Neto,
escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 04/05/2014

Sem categoria