RODA DO MUNDO – Diário do Nordeste

O papa Francisco encosta a cabeça no muro a separar Belém de Jerusalém e deixa envelope nas cavidades do Muro das Lamentações, lá onde mulheres e homens são separadas. Ele visitou a Igreja da Natividade, celebrou missa no Santo Sepulcro, lugar que acho meio lúgubre, onde cristãos acreditam haver sido o túmulo de Jesus. Como? O lugar pertencia a seu amigo abastado José de Arimateia, que apenas o cedeu por magnanimidade. Se ressuscitou como adorar o lugar esvaziado pelo milagre?
O importante é que Francisco conseguiu marcar uma reunião, no Vaticano, 6 de junho próximo, entre palestinos e judeus. Terá a presença de Shimon Peres, presidente de Israel e de Mahmoud Abbas, do “Estado Palestino”, na dita por Francisco. Detalhe Netanyahu é o primeiro ministro e o cargo de Peres é protocolar. Vale?
Lá por perto, no Egito, última segunda feira, 26, previa-se a eleição presidencial de Abdel Fattan Al-Sisi. Resumo, o governo voltaria a ser militar, pois Abdel foi um dos dirigentes do grupo que derrubou Mahammed Mursi, em julho do ano passado. Será o fim da guerra civil?
Obama, domingo passado, 25, baixou no Afeganistão e falou para os 33 mil americanos ali aquartelados que “o fim responsável” da guerra de quase 13 anos está próximo.
Para alegrar os militares, levou Brad Paisley, cantor sertanejo. Em 2015 a tropa vai partir e ficará um contingente para assegurar que os ganhos obtidos serão protegidos.
Hamid Karzai, presidente afegão, recusou-se a dialogar com Obama. Putin sonha com a nova Grande Rússia. E aí?

João Soares Neto
Escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 01/06/2014

Sem categoria