Agora que os anos começados com o numeral um (1900 a 1999) acabaram, não tripudie sobre eles. Eles foram extremamente importantes para toda a humanidade.
Escrevemos em computador com internet ligada e fax, usamos ar condicionado, telefone disponível, circuito de segurança ligado, fechaduras eletrônicas, geladeira, freezer, fogão à gás com acendedor elétrico, micro-ondas, televisão, vídeo cassete, aparelhos de som com CD e carro na garagem. Todas essas coisas fazem parte da vida de muita gente. Nada disso existia no ano 1900.Agradeça.
Varamos céus em aviões de carreira por todos os continentes e isso não poderia acontecer em 1900. Usamos sais minerais e vitaminas de A a Z, e eles foram criados neste século. Não temos medo de varíola, febre amarela, poliomielite, sífilis, tuberculose e outras doenças. A Azt deu um freio na praga da Aids. No século passado as pessoas morriam com 40 anos, em média. Hoje, aos 40 anos, as pessoas estão absolutamente jovens. As cirurgias são feitas com a ajuda de computador e laser, a anestesia não deixa ninguém sentir dor e quase ninguém mais morre. No século passado, apenas 5% dos operados escapavam. A radioterapia e a quimioterapia são sucesso na cura de vários tipos de moléstias.
Há muitos transplantes sendo feitos com êxito e não é raro alguém enxergar com a córnea do outro, um rim novo doado, coração de um morto e muita coisa mais. A angioplastia evitou milhares de mortes de doentes cardíacos que não precisaram ser operados. Um simples cateter desobstruindo. Os corações descompassados usam marcapassos. Agradeça.
Os hospitais psiquiátricos estão acabando graças a novas drogas, o valium ajudou a muita gente, a aspirina aplacou dores, o prozac deu alegria a pessoas tristes e o viagra recuperou a autoestima de muitos homens. Agradeça.
As mulheres estão firmes no mercado de trabalho, só tem filhos quando desejam, não precisam usar o sobrenome do marido, a maioria sabe o que é orgasmo, participam de parlamentos, ministérios, organismos internacionais e vão ganhar ainda mais espaço, pois são capazes e têm sensibilidade. Muitos casais que não podiam conceber filhos usam a fertilização artificial. Agradeça.
É claro que ainda existe guerra, desrespeito ao meio ambiente, miséria, fome, corrupção, desemprego e fanatismo religioso, mas éramos menos dec2 bilhões em 1900 e hoje somos seis bilhões. É muita gente para morar, alimentar, vestir, educar e trabalhar. Isso é tarefa que cabe a quem recebeu tudo o que falei acima. Todos nós somos devedores. É preciso que cada um faça a sua parte. Não espere por governo e nem por milagre. Você é o santo, use as suas forças, qualquer que seja seu tamanho ou intensidade. É tempo de agradecer a Thomas Edison, Henry Ford, Marie Curie, Albert Einstein, Santos Dumont, Paul Ehrlich, Alexander Fleming, Sigmund Freud, Jacques Costeau, JoãoXXIII, Churchill, Charles Chaplin, Yuri Gagarin, Igor Stravinski, John Kennedy, Shere Hite, Gorbachev, Nelson Mandela e, principalmente, a seus descendentes que lutaram para você estar aqui participando desta glória que é estar vivo. Agradeça, por fim, a Deus.
João Soares Neto,
escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 02/01/2000.

