Administrar uma Sociedade Consular pode ser vaidade, oportunidade, responsabilidade, descortino, devaneio ou pouco de cada uma dessas opções.
1. Em dois anos e pouco de administração a Sociedade Consular do Ceará não gastou nenhum centavo. Todas as despesas foram assumidas, pessoalmente, pela presidência e, em datas festivas, pelo quadro social.
2. Nesse período, saneamos toda a situação do quadro social e hoje estamos com 300% a mais do que encontramos em caixa.
Nenhum cheque foi assinado, pois nenhuma despesa foi feita.
Esta a razão pela qual reelegemos o Cônsul da Colômbia, Maurício
Durán, para que, agora, ele possa começar o seu período como tesoureiro.
3. Atualizamos os Estatutos Sociais, mas não temos as atas registradas de todas as sessões em face dos compromissos acadêmicos do nosso colega José Maria Zanocchi, cônsul do
Uruguai, razão pela qual o indicamos, novamente, para secretário para que, com o mestrado concluído, possa dar mais tempo ao seu mister associativo.
3. Como eu havia recebido a presidência do Marcos Soares de Castro com o compromisso de repassá-lo a um outro Soares, agora o faço. O novo presidente será o Cônsul da Finlândia, Ednilton Soárez.
4. Em outras palavras, a SC é, no momento, uma dinastia dos Soares que precisa ser rompida. Façamos uma promessa, após os dois anos, que serão profícuos, tenho certeza, nada mais de Soares no poder. Assim, esperem por 2015, não precisam ir às ruas.
5. Falando sério, destacamos que a SCC teve a honra de ser homenageada pela Câmara Municipal de Fortaleza, por ocasião do Dia do Cônsul, em agosto passado.
6. Nessa mesma ocasião, reparando uma omissão e fazendo justiça, outorgamos a Medalha Bertrand Boris ao ex-presidente e sempre companheiro, Luciano Montenegro.
7. Visitamos, em comitiva e ônibus especial, as obras do Porto do Pecém. Ficamos informados de sua implantação e já cientes de
sua expansão.
8. A convite do Secretário Ferrúcio Feitosa, que gentilmente nos recebeu, tivemos, como visitantes, a antevisão do ora já inaugurado Estádio Castelão, que recebeu, em junho passado, três jogos da Copa das Confederações.
9. Igualmente, fomos recepcionados no quase concluído, à época,
Centro de Eventos do Ceará. Esse equipamento, já em operação, deu um diferencial de qualidade ao nosso Estado.
10. O comandante da 10ª. Região Militar, gen. De divisão Gomes de Mattos nos ofereceu um almoço festivo nas dependências do monumento histórico que é o Quartel General, antiga Fortaleza da Nossa Senhora da Assunção.
11. Fizemos, em parceria com o Consulado da República Tcheca e a Galeria Benficarte a exposição………………………..
12. Fizemos duas festas de congraçamento Natalino. A primeira no restaurante Nostradamus e a outra neste Ideal Clube.
13. A propósito do Ideal Clube, este foi o local concentrador da maioria das nossas reuniões mensais, sempre ao cair das tardes, ocasião em que discutimos as pautas necessárias ao nosso convívio.
14. Acertamos com a Dra. Mônica Barroso, dirigente da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher a realização de um Censo para um maior amparo às mulheres estrangeiras presidiárias em nosso Estado. O vice-cônsul da Itália, Roberto Misici é o nosso interlocutor para assuntos de direitos humanos.
15. Fomos recebidos, em audiência especial, pelo Governador do Estado, Cid Gomes, ocasião em que apresentamos sugestões para que os setores de comunicações e de turismo tivessem a acuidade de fazer uma programação visual multilíngüe para os pontos turísticos do Ceará e, aproveitando as copas das Confederações, já acontecida, e do Mundo, a realizar-se em 2014, para presentear o passeio externo da Av. Barão de Studart do Palácio da Abolição com um panteão de bandeiras dos países participantes. Igualmente, cobramos do governador Cid Gomes a indicação de um Assessor de Assuntos Internacionais, no que fomos imediatamente atendidos, com a sua escolha pessoal do Dr. Hélio Leitão Neto, mestre em direito, ex-presidente da OAB-Ce e professor universitário.
Já falamos demais. Pedimos desculpas aos colegas por termos sido um defensor implacável da entidade que até hoje presidi, sem o que não estaríamos, nesta data, reconhecidos pela sociedade cearense e, tampouco, o Cônsul Ednilton Soarez não estaria orgulhoso em presidi-la, a partir desta noite tão bonita e agradável.
A todos os colegas, os meus agradecimentos pelo comparecimento às reuniões, e aos amigos que aqui vieram para prestigiar esta solenidade, os meus respeitos.
Longa vida, Honra e glória ao novo presidente, Cônsul Ednilton Soarez
Viva a dinastia dos Soares.
Muito obrigado a todos.

