FOTOJORNALISMO – Diário do Nordeste

O Ceará foi e é berço de excelentes fotojornalistas. Destacam­se os que mourejam agora nos jornais e nas revistas locais. Devemos lembrar que, em passado não remoto, Luciano Carneiro foi um grande fotógrafo, inclusive de guerra. Outro nome de destaque é Luiz Carlos Barreto. Ele começou a sua vida com uma máquina a tiracolo e soube, pouco a pouco, ir mudando à cinegrafia. A Galeria BenficArte está apresentando desde 6ª­feira, dia 2/8, a exposição “Olhares do Fotojornalismo Cearense”.
Ainda bem que os nossos fotojornalistas não vivem em países conflituosos. A foto de jornal não pode ser casual, descuidada ou atemporal. Ela deve ser ligada a uma história narrada, seja na área social, econômica, política, na policial e em situações limites, como atentados, guerras e afins. Ela deve resplandecer sobre a notícia, sem ofuscá­la, tratando de incitar o leitor a ler o texto que a acompanha. Nesta Exposição estão presentes os seguintes fotojornalistas: Bruno Macedo, Deivyson Teixeira, Edimar Soares, Érica Fonseca, Evilázio Bezerra, Fabiane de Paula, Fábio Lima, Felipe Abud, Genilson Lima, Kiko Silva, Levi Fonseca, Lex Costa, Marcos Campos, Rodrigo Carvalho, Tatiana Fontes, Thiago Gaspar e Tuno Vieira.
Escolhemos, em comum acordo com o Sindicato dos Jornalistas do Ceará, homenagear os fotojornalistas Levi Fonseca, Marcos Campos e Stênio Saraiva. A todos, a Galeria BenficArte dá boas vindas e os mostra tal como quiseram ser vistos, com audácia e arte. Ao público, recomendamos uma visita à exposição com atenção aos detalhes. São eles que importam, na fotografia e na vida.

João Soares Neto,
Escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 03/09/2016.

Sem categoria