MANHÃ FELIZ PARA QUEM NÃO SABE O AMANHÃ – Jornal O Estado

“Se a miséria dos nossos pobres não é causada pelas leis naturais. Mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa”. Charles Darwin
Nos dias 7 e 8 próximos estaremos realizando o “Manhã Feliz”. Esse projeto ajuda a crianças que se situam na linha de pobreza e em situações de risco, auxiliadas por escolas, asilos, hospitais e instituições. O fazemos por sentimento de pertença, filhos que somos da mesma terra, por termos a convicção de que esta cidade ainda vive uma apartação social e precisa de iniciativas particulares sérias para dar um pouco de conforto, bem-estar e alegria a pessoas que nunca foram a um cinema, também não brincaram em um parque de diversões, sequer sabem do “Dia da Criança” e não foram aquinhoadas com presentes por seus pais ou responsáveis, quando os têm.
Imaginar e manter um projeto dessa envergadura requer estratégia especial, desde a escolha das instituições – devidamente identificadas, checadas e credenciadas – até a quantificação exata de crianças a serem distribuídas em quatro salas de cinemas, com direito a pipoca e refrigerante, bem como mantê-las em filas para, em seguida, conhecerem e usarem, livremente, brinquedos mecânicos, eletrônicos e, em especial, o nosso acolhimento.
Neste ano de 2015 estimamos em cerca de 2.000 o número de crianças a serem contempladas. Por essa razão, o evento se dará em dois dias. É preciso deixar bem claro que o fazemos por nossa conta e risco, sem nenhuma ajuda pública e sem a utilização de incentivos ou renúncias fiscais. Fazemo-lo por querer, não para bradar aos céus e receber palmas.
Sou filho de família de classe média, que teve a ventura de estudar em escolas particulares, mas nos foi ensinado que nunca devemos desperdiçar quaisquer oportunidades de ajudar o próximo. Na nossa casa as roupas iam passando dos mais velhos para os mais novos e esse aprendizado me fez consciente de que devo sempre olhar o mundo além da porta da nossa morada.
O “Manhã Feliz”, com palhaços, brincantes e todas as diversões já enumeradas, culmina com a entrega de presentes ou mimos a cada uma das crianças. Vocês não podem imaginar a alegria de cada uma ao receber uma boneca, uma bola de futebol ou um carro. Mas, o que nos move é o carinho de todos os nossos colaboradores envolvidos nesse projeto que requer meses de preparação e logística adequada para evitar atropelos.
Conquanto seja uma festa nossa, resolvemos, neste ano, convidar as senhoras Onélia Santana e Camila Bezerra, esposas, respectivamente, do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, a presenciar e paraninfar essas manhãs felizes. Os atos são públicos. Não só isso, pedimos-lhes para indicar crianças de abrigos públicos. Não pretendemos benesses, tampouco reconhecimento, mas estamos procurando disseminar essa sinergia e animar outras empresas privadas a abrir sendas, como a que palmilhamos desde 2001. Para as crianças é brincadeira. Para nós é coisa séria.
Por fim, gostaria de convidar o leitor a comparecer ao “Manhã Feliz”. Festa singela com a algazarra e a musicalidade natural dos pequenos. Relembro: será nos dias 07(quarta-feira) e 08(quinta-feira) próximas, a partir das 08h00 até o meio-dia. Ia esquecendo: o endereço é o do Shopping Benfica, Avenida Carapinima, 2200.

João Soares Neto,
escritor
CRÔNICA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO EM 02/10/2015

Sem categoria