“Artista, tua grandeza está na vibração total com que te entrega às tuas obras e na decepção e quase desespero com que medes a distância infinita entre o teu sonho desmesurado e a realidade que consideras inexpressiva”. D. Helder Câmara (1909-1999), em “Mil razões para Viver”.
Maio, exceto para os brasileiros que moram no Nordeste, é tempo de Primavera, a estação das flores e dos frutos. Nos séculos passados, era a temporada de aprendizes, de diletantes e de artistas pintarem “naturezas mortas”. Entretanto, não foi por tal razão que o 8 de Maio passou a ser o Dia do Artista Plástico. A história é outra: um brasileiro, paulista de Itu, José Ferraz de Almeida Júnior, nascido em 8 de maio de 1850, despontou, desde cedo, como grande pintor, com formação na Academia Imperial de Artes Plásticas, no Rio, capital do Império. Ferraz de Almeida ganhou viagens de estudo à Europa e voltou consagrado. Esta é a razão.
Neste Maio de 2014, a Galeria BenficArte, a única galeria particular do Ceará -aberta todos os dias – com visitações gratuitas, reacende a chama da arte com a 4a edição anual dos “ Os Oito de Maio”, evento que congrega escultores e pintores já formados, e outros em formação.
Neste ano, mais uma vez, mostramos artistas formados pelo curso de Desenho e Pintura da Divisão de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza. A Unifor, como se sabe, foi convertida em centro de artes pelo descortino do chanceler Airton Queiroz. Oito alunos ali formados estão na difícil vida de artistas plásticos. São eles: Aurélia Alencar, Dias Brasil, Eliete Barreto, Grazy Loureiro, Maíra Ortins, Mona Cellani, Sônia Cavalcante e Vera Grandez.
Igualmente, estamos lançando oito jovens estudantes de arte da mesma Unifor: Anderson Ixtlan, Boemia, Caroline de Reverie, Felipe Selva, Larissa Pinheiro, Robson (Aerorobin), Rodrigo e Rosa Leite. Por fim, neste ano de 2014, os “Os Oito de Maio” homenageiam a pintora Nice Firmeza, falecida em 2013. Nice, ensinava pintura no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, – somos um dos seus mantenedores -, por via do projeto musical “Eduque Bem- Artes” Nice terá pinturas do nosso acervo e de Gilmar de Carvalho, fotografias dos fotógrafos Gentil Barreira, Francisco de Souza e Marcelo Brasileiro. Esperamos que o olhar do público se fixe nas obras – sejam pintura ou escultura – ora expostas e delas capte a capacidade de abstrair-se do real para entrar no sensível e belo mundo das artes plásticas.
*João Soares Neto não
é crítico de arte.
CRÔNICA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO EM 09/05/2014.

